5 de fevereiro de 2013

Fraternidade e Juventude - CF 2013


Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: Eis-me aqui, envia-me!
(Is 6,8)



A Igreja do Brasil novamente aborda na Campanha da fraternidade o tema juventude, assim como já realizou em 1992 (Juventude – caminho aberto). Neste ano teremos como tema: “Fraternidade e Juventude” com o seguinte lema: “Eis-me aqui, envia-me”(is 6,8).

Deste modo a igreja convida a todos para que tornem os jovens verdadeiros discípulos e discípulas de Cristo. E a você jovem que sinta o quão confortável é ser seguidor de cristo e por conseguinte tornar mais jovens semelhantes a você. Essa é a profundidade que este campanha busca alcançar: A conversão pastoral aos jovens da igreja.

Vale a pena relatar que em 2013 acontecerá também a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Toda a juventude mundial estará reunida para celebrar a fé junto com o Papa Bento XVI. A JMJ aponta o caminho a ser trilhado, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt. 28,19). Junta-se a tudo isso o “Ano da Fé” no qual o Santo Padre nos convida a nos reapaixonarmos pela fé bimilenar que nossa igreja conserva e que voltemos a transmitir isso para o mundo. Portanto a Campanha da fraternidade 2013 também segue esta linha propondo que o jovem exerça o discipulado missionário.

O texto base deste ano é dividido em três grandes partes: Fraternidade e juventude, “eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) e indicações para ações transformadoras. Nestes são abordados as realidades atuais nas quais os jovens estão passando. Também são mostrados os diversos grupos de jovens, apresentando jovens bíblicos e não bíblicos que decidiram por escolher o reino de Deus.

Além disso, propõe gestos concretos a serem seguidos em âmbito pessoal, social e eclesial. A CF 2013 tem como objetivo geral o acolhimento juvenil proporcionando o protagonismo no seguimento de Cristo, na vida eclesial e na sociedade. Especificamente no encontro pessoal com cristo, na participação ativa nas atividades comunitárias e na inserção do protagonismo do amor e do bem comum na sociedade

Diante de tantas problemáticas envolvendo os jovens nos deparamos com uma difícil missão pela frente: Levar nossos jovens a uma experiencia íntima com Cristo, em meio à tantos circunstâncias que os envolvem neste século, e acolhê-los na vida comunitária. Mas, como fazer isto? Como proporcionar ao jovem um encontro íntimo com Jesus? Como acolhê-lo e inseri-lo nas comunidades? Para que haja tais mudanças com a juventude são necessários   gestos concretos que demonstrem o desejo da comunidade que isso torne-se realidade. Tais ações variam de acordo com as realidades espiritual, social e afetiva vividas dentro das  CEB's. Porém, independente de tais realidades, ações de amor, paciência, carinho, sabedoria, passividade, repeito, disposição e persistência são indispensáveis para que o objetivo seja alcançado.

Que esta campanha seja um divisor de águas, gerando a união entre os jovens e a igreja, que  passemos a andar de mãos dadas e não se desfaça essa relação no pós campanha. Busquemos alcançar este legado e inspiremo-nos nas sábias palavras do saudoso beato Papa João Paulo II “Jovens vocês são a esperança do mundo, vocês são a esperança da Igreja, vocês são a minha esperança”. Devemos aprender que não estamos dentro da Igreja para competição de poderes, domínios e influências. Todavia devemos sempre estar buscando viver o primeiro amor de Cristo, nos unindo, e dessa forma somando para o crescimento do reino de Deus na terra e nos altos céus.

Fonte:  Catequese


Objetivo Geral
Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

Objetivos específicos

1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a
elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.



Nenhum comentário:

Postar um comentário