31 de julho de 2012

Agosto, Mês Vocacional: “Chamados(as) à vida plena em Cristo”, com o lema: “Eis que faço novas todas as coisas!” (Ap 21,5).


Iniciamos o mês vocacional, no qual a Igreja nos convida a rezar pelas vocações. A Diocese de Caicó está muito feliz com a Ordenação de 6 neo-sacerdotes, ordenados no dia 13 de julho p.p. na Catedral de Sant´Ana. Os Jovens, Rodrigo, Luiz Carlos, Jerônimo, João Júnior, Claudio e Josenilton foram chamados por Deus para serem pastores no meio do povo e, colocaram-se a disposição do Senhor através do Ministério Sacerdotal.
Assim, o Mês Vocacional começa de uma maneira toda especial para a Diocese de Caicó, que ganha mais 6 Padres para atuar em nossas comunidades, e reza para que outros jovens despertem e abracem a vocação a qual o Senhor lhes chama. Lembrando que neste mês de agosto Ele nos chama à "Vida Plena em Cristo", tema para este ano.

Vamos conhecer , então, o tema e saber o que a Igreja nos propõe para este mês dedicado as vocações:

Quando se aproxima agosto, “Mês Vocacional”, surge a pergunta: O que podemos fazer para dinamizá-lo? A proposta deve ser que justamente neste mês todas as comunidades possam perceber a importância da identidade e da missão vocacional de cada um de nós e, com isto, possam trabalhar com afinco a “vocacionalização” durante o restante do ano.

A missão da Pastoral Vocacional / Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) se exprime em quatro verbos: despertar, discernir, cultivar e acompanhar a vocação cristã e as vocações específicas a serviço da comunidade eclesial. É em vista disso que estas sugestões foram preparadas. Assim, durante o “Mês Vocacional” se aprofunda a consciência da responsabilidade de todos com esta união para que ela possa ser vivenciada com entusiasmo ao longo do ano.

Na medida do possível, todas as comunidades deveriam se envolver na dimensão vocacional. Por isso o planejamento e a execução das atividades serão eficazes quanto mais houver a participação de todos.

Há algumas orientações práticas para iluminar nossos trabalhos:

- Antes o “Mês Vocacional” era tido como celebração a partir das seguintes referências:
o 1º Domingo: “Dia do Padre”; o 2º Domingo: “Dia dos Pais”; o 3º Domingo: “Dia das Religiosas”; e o 4º Domingo: “Dia das(os) Catequistas”. Com a indicação da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CMOVC/CNBB), reelabora-se esta distribuição nos domingos, ampliando a dimensão eclesiológica da vocação. Ficou assim estabelecido:

1º Domingo celebramos a Vocação dos Ministros Ordenados (bispos, padres e diáconos);
2º Domingo celebramos a Vocação da Vida em Família (em sintonia com a Semana Nacional da Família);
3º Domingo celebramos a Vocação da Vida Consagrada (religiosas, religiosos, leigas e leigos consagrados);
4º Domingo celebramos a Vocação dos Ministros Não Ordenados (todos os cristãos leigos e leigas).
A CMOVC, neste ano de 2012, também nos ajuda com um tema e um lema que nos auxiliam, iluminando nossas ações. O tema escolhido foi “Chamados(as) à vida plena em Cristo”, com o lema: “Eis que faço novas todas as coisas!” (Ap 21,5).

Significado do Cartaz

Chamados(as) à Vida Plena em Cristo

Símbolos e significados:

Chamados(as) à Vida Plena em Cristo
– Destaque nas palavras: Chamados(as), Vida, Plena, Cristo;
– É um convite a fazer uma profunda reflexão sobre o significado destas palavras que ecoam na mente e no coração do vocacionado e da vocacionada.

2) Lema:
“Eis que faço novas todas as coisas!” (Ap 21,5)

3) A mão e a chaga:
Representa o chamamento, apelo e convite que Jesus faz à humanidade: viver em plenitude com Ele e com seu “projeto vocacional-missionário”, revelado e testemunhado dentro da perspectiva da comunhão, partilha e serviço.

4) O coração aberto:
Retrata o coração amoroso de Jesus que se doa plenamente ao ser humano e convida a ser um com Ele. Um amor gratuito e livre, de entrega total, que possibilita uma corajosa ruptura com as coisas antigas para estabelecer a novidade da Boa Notícia: amar e construir o Reino de justiça, dignidade e fraternidade.

5) Água que jorra vida:
Significa que, neste configurar-se plenamente em Jesus Cristo, a vida em plenitude acontece,
pois é neste encontro relacional, dialógico e amoroso que descobrimos a nossa vocação-mis- são. É esta experiência que nos possibilita uma resposta vocacional clara, livre e comprome- tida com a causa dos mais empobrecidos. Fazendo, assim, com que sejamos instrumentos do
amor que gera vida, testemunhado e revelado por Jesus Cristo.

6) Cores:
Revelam a beleza da vida irradiada pelo chamamento de Jesus Cristo.

7) Logomarcas:
Representam os parceiros responsáveis pela elaboração dos materiais do mês vocacional de 2012: à direita, logomarca da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; à esquerda, logomarca do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e da Rogate, Revista de Animação Vocacional (abaixo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário