29 de junho de 2012

Programação da Festa de Sant´Ana 2012


            
Tema Geral: Itinerário de Fé: caminho do cristão para a vida plena.
Lema: “Com os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da nossa Fé” (Hb 12, 2).



DOM MANUEL TAVARES DE ARAÚJO(1912-2012)

Nasceu em São José de Mipibu (RN), no dia 07 de julho de 1912. Ordenado Sacerdote aos 25 de outubro de 1936. Era Vigário da cidade de Angicos quando foi eleito Bispo, aos 08 de janeiro de 1959, sendo sagrado aos 05 de abril de 1959. Tomou posse como Terceiro Bispo Diocesano de Caicó aos 17 de maio de 1959 e, depois de 19 anos de episcopado, renunciou ao cargo no dia 29 de março de 1978.  Exerceu um importante apostolado como pregador, não fixando residência em nenhum lugar, mas passando períodos em paróquias da Arquidiocese de Natal e da Diocese de Caicó, terminando seus dias no Seminário São Pedro. Faleceu no dia 17 de fevereiro de 2006 e, no dia seguinte, foi sepultado na Igreja Matriz de Sant'Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu, sua cidade natal, no túmulo por ele preparado.

In omnibusChristus

Este foi o lema Episcopal e de toda a vida de Dom Manoel Tavares de Araújo. Em tudo, Cristo. Sua vida por inteiro gravitou em torno unicamente de Cristo. Ele testemunhou em tudo as palavras, um dia, ditas por João Batista: "É preciso que Ele cresça e eu diminua". Quem teve a felicidade de privar do seu convívio e observá-lo de bem perto, outra opinião não pode ter. Dom Tavares não dava oportunidade a ninguém de querer prestar um culto ou homenagem à sua pessoa. Sua personalidade era tão forte que sequer permitia que alguém tivesse a ousadia de fazê-lo.(Palavras do Cônego José Mário de Medeiros).

Mensagem do Bispo Diocesano

O mês de julho chega e, com ele, a Festa de Sant’Ana. A Igreja de Jesus Cristo que está no Seridó se une para celebrar jubilosamente sua Padroeira. É um tempo de bênçãos! É um tempo de evangelização e renovação espiritual. É tempo de pensar mais ainda em Deus, rezar, agradecer, pedir perdão, renovar compromissos de fé e testemunhar a grandeza do amor de Deus, vivido por Senhora Sant’Ana, a querida avó de Jesus Cristo, nosso Senhor.
A última Assembleia Pastoral aprovou o 9º Plano Diocesano de Pastoral e escolheu 2012 para ser o Ano da Fé, tendo como prioridade a Família – Cristãos comprometidos com a fé, Dízimo, Iniciação Cristã e Formação bíblico-doutrinal. O tema da Festa de Sant’Ana - “Itinerário de fé: caminho do cristão para a vida plena” - se insere neste contexto da pastoral diocesana e oferecerá reflexões que levam à descoberta das razões da nossa fé, nestes tempos tão desafiadores. Todos precisam deste itinerário de fé para percorrer os caminhos da presente história e alcançar a vida plena.
A figura de Senhora Sant’Ana brilhará e ajudará cada um a encontrar seu itinerário de fé, através da Igreja, da Sagrada Escritura, da família e dos sacramentos, lugares privilegiados para encontrar a melhor resposta ao amor primeiro de Jesus Cristo.
Irmãos e irmãs, participemos com fé e devoção da Festa de nossa Padroeira e colhamos as infinitas graças que Deus quer nos conceder por sua intercessão.
Para todos os devotos de Sant’Ana, para todos os que participam da sua Festa, as bênçãos copiosas de Deus! Bênçãos de saúde, paz, conforto espiritual e crescimento na fé.

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Bispo Diocesano de Caicó – RN.
Palavra do Pároco

A Festa de Sant’Ana, nossa excelsa padroeira, tem sabor de reencontro. A Paróquia inteira se prepara com muito tempo de antecedência para os grandes dias de festa religiosa e sóciocultural.  Os coordenadores são eleitos, as equipes são formadas e todas as pastorais e movimentos religiosos são envolvidos neste clima de profunda animação pela sua Padroeira. O entusiasmo festivo presente no ar e na vida dos paroquianos e seridoenses, entrelaçados pelo espírito de unidade, torna-se um meio forte para tanta disponibilidade, amor e serviço. O início da Festa é marcado pela Alvorada Festiva e um belo momento de confraternização do Jantar de Sant’Ana, a exemplo das festas do Seridó.
A tarde ficará marcada pelo hasteamento do estandarte de Sant’Ana para assim ter início a 263ª Festa de Sant’Ana de Caicó. A Festa da Padroeira torna-se, desta forma, um grande mutirão da fé, onde todos os fiéis são convidados a unir-se no espírito de entrega e devoção à avó de Jesus. Outro fator marcante de nossa festa é o sonho de construir a Igreja de Jesus Misericordioso, no bairro Vila Altiva, um sonho de todos os moradores da comunidade, pois um sonho não se sonha só; sonhamos juntos para juntos vermos nosso sonho se tornar realidade. Para isto irá valer, em todos os sentidos, o mutirão de fé e, no final da festa, a alegria de termos contribuído para uma Paróquia mais evangelizadora e comprometida com a conversão dos muitos fiéis vindos dos mais diversos recantos da região do Seridó.
A todos os filhos de Caicó, peregrinos e devotos de Sant’Ana, visitantes e turistas, desejo uma feliz e abençoada festa. Que Sant’Ana interceda a Deus por nós!

               
Mons. Edson Medeiros de Araújo
Pároco de Sant’Ana de Caicó-RN


 
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

18 DE JULHO – QUARTA-FEIRA
- 18h30 – ENCERRAMENTO DA PEREGRINAÇÃO URBANA E RURAL.
Às 17 horas, no Marizão, o Exmº. Sr. Prefeito Municipal e representantes da Paróquia de Sant’Ana acolherão a caravana “Ilton José de Souza Pacheco”, dos Peregrinos de Sant’Ana, que virão a pé da cidade de Currais Novos para participar da Festa de nossa Excelsa Padroeira.
Em seguida, todos irão em caminhada até o centro da cidade de Caicó onde haverá concentração de todas as imagens peregrinas que visitaram a zona urbana e rural do município de Caicó. Em frente à Catedral de Sant’Ana será celebrada a Santa Missa em ação de graças por todas as famílias que realizaram em seus lares os encontros de oração em preparação para a Festa de Sant’Ana.

19 DE JULHO – QUINTA-FEIRA
- 06h30 – Missa.
- 07h – Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 12h.
- 16h30 – ABERTURA OFICIAL DA FESTA.
Solene Passeata – Hasteamento da Bandeira – Palavra de Abertura.
Itinerário: Av. Seridó, R. Renato Dantas, Av. Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano  e Av. Seridó.

20 DE JULHO – SEXTA-FEIRA
- 06h30 e 17h – Missa.
- 08hXIII MARCHA DOS IDOSOS DO SERIDÓ E MISSA NO GINÁSIO POLIESPORTIVO MONS. ANTENOR SALVINO DE ARAUJO.
Itinerário: Praça Dr. José Augusto, Av. Cel. Martiniano, Av. Seridó e Ilha de Sant’Ana.
- 19h: 1ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Noitários: Juventude; APAE, Associação dos Deficientes Físicos de Caicó; Associação dos Deficientes Auditivos de Caicó; Fundação Belo Amor; 10ª DIRED; Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes; Escolas Municipais, Estaduais e Particulares; UERN; UFRN; EADCON (Pólo Presencial de Caicó); Faculdade Católica Santa Teresinha; UVA, UnP.
Tema:A vida nova no encontro pessoal com Cristo, dom da Fé no Ressuscitado.
Iluminação bíblica:“Para que acrediteis que Jesus é o Messias, o Filho de Deus”Jo 20, 19-31.
Pregador:Pe. José Tadeu de Araújo– Pároco de São José em Caicó.
- 20h30 – Confissões individuais.

21 DE JULHO – SÁBADO
- 06h30 e 17h – Missa.
- 07h30 IVENCONTRO DAS CRIANÇAS DE CAICÓ COM A AVÓ SANT’ANA E MISSA NA CATEDRAL.
Itinerário: Praça Dr. José Augusto, Av. Cel. Martiniano, Av. Seridó e Praça da Catedral.
- 10h – Batizados (Catedral).
- 19h: 2ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Noitários: Associações Rurais; Sindicato dos Produtores e Trabalhadores Rurais; COACAL; CERPIL; Rádios, Jornais, Revistas e Sites.
Tema: A família cristã, primeira escola da Fé.
Iluminação bíblica:“Cristo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família”At 18, 1-11.
Pregadores: Erenildo Jair de Oliveira e Andréa Carla Lima de Oliveira – Casal Coordenador Diocesano da Equipe de Formação de Agentes da Pastoral Familiar.
- 20h30 – Confissões individuais.

 
22 DE JULHO – DOMINGO
- 06h30 e 17h – Missa.
- 07h30 – Batizados (Catedral).
- 19h: 3ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Noitários: IV URSAP; Secretaria Municipal de Saúde; Hospitais, Clínicas, CAPS, Laboratórios, Hemocentro, Farmácias e Planos e Seguros de Saúde.
Tema: No Batismo, que pedis à Igreja de Deus? A Fé!
Iluminação bíblica:“Quem crer e for batizado será salvo”Mc 16, 14-20.
Pregadora: Ir. Maria de Jesus, CNSB – Coordenadora Diocesana de Catequese.
- 20h30 – Confissões individuais.

23 DE JULHO – SEGUNDA-FEIRA
- 06h30 e 17h – Missa.
- 08h e 20h30 – Confissões individuais.
- 19h: 4ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Noitários: Zonal I (Paróquias de Caicó: Sant’Ana, São José, Nossa Senhora de Fátima, Santa Cruz, Santo Estêvão Diácono e São Francisco).
Tema: A Eucaristia: eis o Mistério da Fé.
Iluminação bíblica: “Minha carne é verdadeira comida, e meu o meu sangue, verdadeira bebida”Jo6, 52-59.
Pregador:Pe. Rodrigo Jovita Ubaldo - Vice-Reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars.

24 DE JULHO – TERÇA-FEIRA
- 06h30 e 17h – Missa.
- 08h e 20h30 – Confissões individuais.
- 19h: 5ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Noitários: Zonal V (Paróquias: São Sebastião, de Parelhas; Nossa Senhora da Conceição, de Jardim. do Seridó; Divino Espírito Santo, de Ouro Branco; São Sebastião, de Equador; e Sant’Ana, de Santana do Seridó); Poderes: Executivo (Prefeitura Municipal), Legislativo (Câmara Municipal) e Judiciário (Comarca de Caicó); Ministérios Públicos (Estadual e Federal); OAB, Escritórios de Advocacia e Cartórios; Funcionalismo: Público, Federal, Estadual e Municipal, Civil e Militar; Bancários.
Tema:A Confirmação, compromisso para homens e mulheres maduros na Fé.
Iluminação bíblica: “Recebereis uma força, a do Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas” At 1, 3-11.
Pregador:Pe. Jerônimo Batista de Araújo - Vigário Paroquial de São Sebastião emParelhas.

25 DE JULHO – QUARTA-FEIRA
- 06h30 e 17h – Missa.
- 08h e 20h30 – Confissões individuais.
- 09h – Missa com Unção dos Enfermos.
- 19h: 6ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Noitários: Zonal III (Paróquias: Nossa Senhora da Guia, de Acari; Nossa Senhora dos Remédios, de Cruzeta; São José, de Carnaúbas dos Dantas; e São José, de São José do Seridó); Entidades Associativas: ADESE, Cáritas Diocesana, SEAPAC, COASE, COOPAIS, PROARTE (SETHAS), CRACAS e Associação das Bordadeiras.
Tema: A Igreja, casa e escola de comunhão na Fé.
Iluminação bíblica:“Todos os que abraçavam a fé eram unidos e colocavam todas as coisas em comum” At 2, 42-47.
Pregador:Pe. Fabiano Maurício Dantas – Reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars e Pároco de São José do Seridó.

26 DE JULHO – QUINTA-FEIRA
Dia de Sant’Ana e São Joaquim

- 06h30 e 17h – Missa.
- 18h30 – Recitação do Ofício de Sant’Ana e São Joaquim.
- 19h: 7ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Noitários: Zonal IV (Paróquias: Nossa Senhora do Ó, de Serra Negra do Norte; São Sebastião, de Jucurutu; Nossa Senhora dos Aflitos, de Jardim de Piranhas; São João Batista, de São João do Sabugie Ipueira; Nossa Senhora do Patrocínio, de São Fernando e São Severino Mártir, de Timbaúba dos Batistas); Associações Civis: SEBRAE/RN, SENAC, SENAI, SESC, Associação Comercial e Industrial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato do Comércio Varejista; Comerciantes, Comerciários e Profissionais Autônomos; Escritórios de Contabilidade.
Tema: A Palavra de Deus revelada: luz no caminho da Fé.
Iluminação bíblica: “A quem iremos, Senhor? Tu tens Palavras de vida eterna”Jo 6, 60-69.
Pregador: Pe. Alcivan Tadeus Gomes de Araújo – Mestre em Direito Canônico.
- 20h30 – Confissões individuais.

27 DE JULHO – SEXTA-FEIRA
- 06h30 e 17h – Missa.
- 08h e 20h30Confissões individuais.
- 17hCarreata dos Motoristas: Homenagem à Senhora Sant’Ana e São Cristóvão (padroeiro do motoristas). Concentração: Parque de Vaquejada Polion Torres Junior.
- 19h: 8ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Noitários: Zonal II (Paróquias: Sant’Ana, de Currais Novos; Imaculada Conceição de Currais Novos; São Sebastião de Florânia; Área Pastoral de São Francisco de Tenente Laurentino; São João Batista de Cerro Corá; São Francisco de Assis de Lagoa Nova; e São Vicente Férrer de São Vicente); Empresas de Transporte, Taxistas, Mototaxistas, Motoristas e Caminhoneiros.
Tema:Dízimo: experiência de Fé para cristãos conscientemente evangelizados.
Iluminação bíblica: “Agradecerão a Deus a obediência que vocês prestam ao Evangelho e a generosidade com que repartem os bens” 2Cor 9, 6-15.
Pregador:Pe. Carlos Eduardo de Lira – Pároco de São Sebastião em Florânia e Coordenador Diocesano do Dízimo.

28 DE JULHO – SÁBADO
- 06h30 – Missa.
- 10h – Batizados (Santuário do Rosário).
- 19h: 9ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Noitários: Peregrinos, Devotos de Sant’Ana e Caicoenses residentes em outras cidades, regiões e países.
Tema: O compromisso missionário de toda a Igreja com a Nova Evangelização para a transmissão da Fé cristã.
Iluminação bíblica:“A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou”Jo6, 25-34.
Pregador:Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz,OFMCap. – Bispo Diocesano de Caicó-RN

29 DE JULHO – DOMINGO – ENCERRAMENTO DA FESTA
- 06h30 – Missa.
- 07h30 - Batizados - (Santuário do Rosário)
- 10h –Missa Solene (Dia Maior da Festa de Sant’Ana de Caicó).
Solene Concelebração Eucarística em honra à Senhora Sant’Ana e São Joaquim, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal  Dom Jaime Vieira Rocha.
- 16h30SOLENE PROCISSÃO E MISSA DE ENCERRAMENTO – Único dia do ano em que a Imagem de Sant’Ana de Caicó deixa o seu nicho e é solenemente ornada e, em andor, conduzida pelas ruas de nossa cidade.
Itinerário: Av. Seridó, R. Pedro Velho e Avenidas Celso Dantas, Cel. Martiniano e Seridó.
Ao chegar à Catedral, Missa de encerramento da Festa e descida da bandeira.


PROGRAMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL

VII ALMOÇO DE SANT’ANA
Dia: 01 / 07 – Domingo.
Local: Complexo Turístico “Ilha de Sant’Ana”.
Horário: 12h.

FESTIVAL DO REENCONTRO – Peregrinos de Sant’Ana.
Dia: 05/07– Quinta-feira.
Local: AABB – Natal.
Horário: 15h30.

VII FESTA DOS DOCES
Dia: 18 / 07 – Quarta-feira.
Local: Pavilhão de Sant’Ana.
Horário: 20h.

XXVII JANTAR DE SANT’ANA
Dia: 19 / 07 – Quinta-feira.
Local: Pavilhão de Sant’Ana.
Horário: 20h.

XI CAVALGADA DE SANT’ANA E LEILÃO
Dia: 22 / 07 – Domingo.
Concentração: Parque de Exposições Mons. Walfredo Gurgel.
Horário: 09h.
Obs.: As prendas poderão ser entregues na Secretaria Paroquial (Centro Paroquial São Joaquim), no horário de expediente.

IV VIAGEM CICLÍSTICA DE SANT’ANA
Dia: 22 / 07 – Domingo.
Percurso: Natal – Caicó.
Horário de chegada: 11h (Praça da Catedral).

XVI CORRIDA DE SANT’ANA– BOTE FÉ NA VIDA
Dia: 22/07 – Domingo.
Local: Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana.
Horário: 16h.
Organização: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.
Obs.: uma corrida de rua que vai acontecer em todas as Dioceses do Brasil marcando a largada para a contagem regressiva de um ano para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Depois da premiação, na Ilha de Sant'Ana, passeata com os jovens da Diocese de Caicó ao som do trio elétrico pelas ruas da cidade.


FEIRA DE SANT’ANA
Dia: 26 / 07 – Quinta-feira (Feriado Municipal).
Local: Praça da Catedral.
Abertura Oficial: 09h.
A Feira de Sant’Ana conta com o apoio de todos os caicoenses, em esforço conjunto, para oferecer aos visitantes uma amostra de nossas comidas tradicionais, em ambiente fraterno e descontraído.


PAVILHÃO CULTURAL DE SANT’ANA
Todas as noites, apresentações culturais na Praça da Catedral – Projeto Letra e Música – SESC/RN.

NOTAS

  • A Peregrinação de Sant’Ana na cidade teve início no dia 27 de maio, com uma celebração Eucarística, “MISSA DO ENVIO”, na Catedral , às 19h, com a participação das equipes responsáveis; a Peregrinação Rural teve início no dia 21 de abril e se estenderá até o dia 14 de julho;

  • LEMBRANÇAS DA FESTA podem ser encontradas na Secretaria Paroquial e no Pavilhão de Sant’Ana;

A PARÓQUIA DE SANT’ANA RECOMENDA QUE:
a)Todos se apresentem de branco, se possível, para a abertura e o encerramento da Festa, em sinal de Paz e Fraternidade;
b)As Famílias que residem no itinerário da procissão de Sant’Ana, ao se aproximar às 16h, afastem os veículos das avenidas para facilitar a passagem da grandiosa procissão;
c)Os devotos observem o itinerário da PROCISSÃO para uma melhor organização;
d)IRMANDADE DE SANT’ANA: a anuidade (Que corresponde à espórtula de uma Missa) deve ser entregue na Secretaria Paroquial (Centro Paroquial São Joaquim), no horário de funcionamento: de 2ª à 6ª feira: das 07h às 12h – das 14h às 17h e aos sábados das 07h às 11h;
e)As famílias que desejarem promover seus encontros durante a Festa de Sant’Ana sintam-se à vontade para se reunirem na Catedral de Sant’Ana e se confraternizarem no Pavilhão da Festa, devendo, com antecedência, marcar com a Secretaria Paroquial.

ORAÇÃO DE SANT’ANA E SÃO JOAQUIM

Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant’Ana a graça de darem a vida à Mãe de vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

HINO DE SANT’ANA DE CAICÓ

Letra: Poetisas Palmyra e Carolina Wanderley
Música: Prof. Manoel Fernandes

Senhora doce e clemente,
Mãe da Graça e do Perdão,
Abrigai-nos docemente
Dentro em vosso coração (bis).

Salve, Sant’Ana gloriosa,
nosso amparo e nossa luz
Salve, Sant’Ana ditosa,
Terno afeto de Jesus (bis).

Vossos filhos desta terra
vos suplicam que sejais
o seu refúgio na guerra
e sua alegria na paz (bis).



APROVADO:

Mons. Edson Medeiros de Araújo
Pároco de Sant’Ana de Caicó-RN

Mons. Antenor Salvino de Araújo
Pároco Emérito de Sant’Ana de Caicó-RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário